Home Municípios Núcleo de Astronomia do Amazonas aprova projeto internacional
Núcleo de Astronomia do Amazonas aprova projeto internacional
0

Núcleo de Astronomia do Amazonas aprova projeto internacional

0
0

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aprovou, pelo segundo ano consecutivo, mais um projeto internacional junto à União Astronómica Internacional (UAI), órgão máximo da Astronomia. O coordenador do Nepa, Nélio Sasaki, afirmou que em 2017, os Planetários Digitais de Parintins e de Manaus, adquiridos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas  (Fapeam), receberão fomento diretamente da UAI.

Os recursos são provenientes da França, via União Astronómica. O Nepa também aprovou um projeto em âmbito nacional junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do programa Universal.

dsc_9339

De acordo com o pesquisador, o novo projeto, “Astronomia para todos”, aprovado junto a UAI pretende socializar os diversos saberes das várias etnias indígenas encontradas no Amazonas. O núcleo recebeu uma carta de anuência da América Hispânica e passa a ter livre acesso aos povos indígenas vizinhos. “Isso é algo histórico, povos indígenas da América Portuguesa e Hispânica estarão a dialogar em torno de um tema em comum: a Astronomia Indígena”, reforçou o pesquisador.

*Com informações da assessoria

 

Fotos: Joelma Sanmelo /Divulgação UEA

FAÇA UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close